Lentidão na conexão? Veja 7 dicas para resolver

Muitos fatores podem causar lentidão na conexão à internet. Entre eles estão problemas no roteador, envio fraco do sinal e excesso de acessos simultâneos.


Qualquer que seja o motivo, uma coisa é clara: é preciso resolver esse problema.


O que fazer para reverter o cenário? Se você tem dúvidas, confira este artigo. Aqui, listamos X dicas para evitar a conexão lenta. Acompanhe!

1. Reinicie o modem

Se você ligar para a operadora ao ter lentidão na conexão da internet, receberá essa orientação. Por isso, retire o cabo de energia, aguarde alguns segundos e recoloque-o.


Se o problema for constante, tente mudar o roteador de lugar. Garanta que o aparelho ficará em um ponto médio em relação aos dispositivos que ficarão conectados.


Além disso, uma boa dica é deixá-lo em lugar alto e evitar as barreiras de sinal, como objetos metálicos.

2. Verifique o sinal da operadora

Sim, o problema pode estar simplesmente no envio fraco de sinal. Muitas vezes, esse problema também é melhorado com a etapa anterior. Caso contrário, verifique se há algum problema temporário no seu bairro.

3. Avalie o equipamento

O seu computador ou celular também pode contribuir para a lentidão na conexão. Se ele estiver trabalhando no limite, o processador tende a ter dificuldades. Nesse caso, existem duas alternativas

  • Comprar uma nova máquina;

  • Fazer uma limpeza no computador com softwares específicos, como o CCleaner.


Observe também quais programas iniciam de modo automático assim que você liga o dispositivo. Desativá-los ajuda a melhorar a velocidade da conexão.

4. Confira a existência de malwares

Malwares são softwares maliciosos, como vírus, worms, ransomwares e outros. Existem várias categorias e praticamente todos eles interferem na conexão à internet. Por isso, é fundamental ter um bom antivírus instalado.


Faça uma análise completa para encontrar possíveis invasores.


5. Atente à qualidade do repetidor

Muitas vezes, quando a conexão é lenta, a alternativa é comprar e instalador um repetidor. Ele ajuda na distribuição do sinal de wi-fi. Por isso, melhora a velocidade. No entanto, se sua qualidade for ruim, pode até atrapalhar.


O recomendado é verificar se a velocidade de conexão do repetidor é alta e se o local de instalação está adequado. Caso haja barreiras entre ele e o roteador, podem surgir problemas na comunicação e gerar falhas.


Para driblar essa situação, vale a pena investir nos roteadores mesh. Eles funcionam de maneira diferente, porque criam uma rede única. Eles são vendidos em dupla para que cada uma das partes seja implementada em cômodos diferentes.


Assim, os dispositivos se conectam à unidade que oferece o melhor sinal, sem que você precise fazer qualquer ação.

6. Opte por um canal de transmissão liberado

Os roteadores trabalham com sinais de rádio, que utilizam canais. Quando o aparelho é da própria operadora, a criação desse canal é automática. Assim, não há conflitos.


Por outro lado, quando o roteador é seu, essa situação pode causar lentidão na conexão. Para resolver o problema, basta usar um aplicativo que programe qual canal será usado para a distribuição do sinal. Você também pode fazer o procedimento nas configurações do dispositivo.Nesse caso, é preciso consultar o manual do fabricante.

7. Tente usar outro servidor DNS

O Domain Name System (DNS) costuma ser oferecido pela operadora e configurado de modo automático. Apesar de ser uma boa alternativa, pode acontecer de muitas pessoas usarem o roteador e isso gerar lentidão na internet.


Para mudar o DNS, é preciso entrar nas configurações do computador. Caso você tenha dúvidas, vale a pena entrar em contato com a operadora para evitar problemas.


Perceba que essas dicas podem ser colocadas em prática sempre que você precisar. De toda forma, a sugestão é: quando tiver lentidão na conexão, comece pelas etapas mais simples. Na maioria das vezes, isso já resolve seu problema.


E você, já teve algum problema desse tipo e conseguiu resolver com uma das sugestões indicadas? Deixe seu comentário!



© Todos os direitos reservados a Navegaí Telecom

Diga um olá!

Clica na opção que te redirecionaremos para o atendimento.

Departamento de Vendas Contratar plano
Suporte técnico Ligar para o suporte
Suporte Técnico Falar pelo WhatsApp
5521965284104
Suporte Online de Seg a Sáb 9hs às 20hs
Domingos e feriados de 9hs às 15hs
Olá! O que posso ajudá-lo?
×
Precisa de atendimento?